Na sexta série, lá pelos doze anos, o professor de educação artística Warner Chen (um japonês ou chinês, não me lembro, mas muito marrento) lançou a proposta do dia. Desenharmos nossas futuras profissões.
Saiu de tudo um pouco, desde colegas se auto desenhando como presidente, outros como verdadeiros super-heróis, outros como pessoas famosas. Minha proposta não foi diferente, mandei ver um astronauta rumo à lua, pelo menos lá me disseram que existia um mar chamado tranquilidade.
Passados alguns anos, me arrisquei em algumas coisas, a primeira foi a me meter em ser protético. Aprendi as artes das dentaduras, pontes móveis e fixas, aparelhos ortodônticos. Até que um episódio do conserto da dentadura da vizinha de 80 anos pôs fim às minhas pretensões de futuro odontólogo.
Já um pouco maior, penei pra entrar no curso de Rádio e Tv de uma universidade pública. Consegui o feito, pensei comigo mesmo, vou escrever ótimos roteiros e ganhar a vida vendo na Tv as coisas que criei. Eu não queria mais nada da vida né? Alguns anos depois descobri que nessa profissão de gente doida (sim, só tem gente maluca nessa área, e quem quer entrar é mais insano ainda), é repleta de prós e contras.
Hoje trabalho em uma emissora e enumero a seguir, as caracteristicas vantajosas e desvantajosas de ser um radialista:
Desvantagens:
Vão te perguntar sempre:
_ É radialista? qual rádio você trabalha?
_ É locutor?
A folga nunca será fixa, você vai marcar um encontro com aquela gata maravilhosa que demorou dois anos pra aceitar o teu convite e vai ver na escala que seu nome foi relacionado pra trabalhar justamente naquele dia;
Se você conseguir entrar numa emissora de Tv, ou você é muito sortudo, ou você é muito influente, ou simplesmente é azarado demais.
É um trabalho muito mecânico, às vezes até solitário. Você vai começar a dizer bom dia, boa noite, para os botões e teclas que aperta todos os dias.
Você trabalha na maioria das vezes apenas seis horas, mas às vezes vai trabalhar doze horas seguidas.
Você não precisa cursar uma faculdade pra ser radialista, mas só descobre isso após quatro longos anos de estudo e verá que tem gente que nunca fez curso na área, que manja tudo o que você sabe e até muito mais.
Quer ser roteirista de cinema e seriado? vai sonhando...
Ser produtor emagrece (isso seria uma coisa boa), mas com o tempo precisará de atendimento psicológico.
Vai ter que engolir muito sapo.
Você não vai mais ver tv em casa.
Você vai pisar num cabo, vai desligar o microfone do apresentador, todo mundo vai gritar, você vai tremer que nem vara pau, o Brasil inteiro vai ver a cagada, mas ninguém vai saber que foi você.
Quer subir na carreira? se prepara... xaveco é fundamental.
As vantagens:
Só tem gente doida trabalhando com você, e isso é bom!
As pessoas geralmente são bem descontraídas, é uma forma de burlar a pressão.
É dorminhoco? gosta de dormir de dia? você poderá trabalhar de madrugada e dormir de dia, trocar o dia pela noite.
Você consegue ter dois empregos, se tiver gás pra isso...
Todo mundo vai achar que você é famoso, vão até pedir autógrafo,
Você vai ver um monte de gente famosa, desde Tiririca à Luisa Brunet.
Você pode aprender outras coisas e mudar dentro da mesma área.
É corrido, isso dá ação ao seu dia.
Se trabalhar de madrugada, vai poder surfar nas rampas, cantarolar, jogar futebol de latinha, tomar café à rodo, comer pão veío do dia anterior, mas requentado num forninho fica bão que só.
Ver o dia nascer e ir pra casa, enquanto o mundo inteiro desperta.
Driblar o trânsito.
Bom, a minha conclusão é simples: Em qualquer profissão há os pós e os contras. Seja você engenheiro, médico, top model, artista, malabarista ou socialite. O importante é buscar de alguma forma uma satisfação e realização profissional. Sei que é difícil, mas seria o mais ideal. Ou pelo menos tente extrair algo de bom, mesmo que não seja algo que você sempre quis.
E ainda acho que estava certo, criança é sempre sábia, lá na sexta série na aula do Warner Chen, deveria ter sido astronauta, viver no mundo da lua, bem perto do mar da tranquilidade e admirando as estrelas.
Caro barista, o que está dentro da mente nada pode nos tirar. És astronauta, e as estrelas brilham em teus olhos ao findar de cada pôr-do-Sol.
ResponderExcluirBonitas palavras =)
ResponderExcluirOra (direis) ouvir estrelas! Certo
ResponderExcluirPerdeste o senso! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto,
E abro as janelas, pálido de espanto...
E conversamos toda a noite enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E ao vir do Sol, saudoso e em pranto
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: "Tresloucado-amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Têm o que dizem, quando estão contigo?"
E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."
(Olavo Bilac)
Muito bom esse Soneto parnasiano rs, há tempos não o lia, na verdade nem lembrava mais. Existe uma produção do "Brava Gente" da TV Globo chamada "Bilac vê estrelas" é o soneto em forma de imagens, onde Bilac encontra Santos Dumont e José do Patricínio envolvidos numa trama. Vale a pena conferir! Eu tenho o DVd, qqr coisa, empresto XD
ResponderExcluirdepois dessa até perdôo os 150 cafés que você me deve!
ResponderExcluirBeijos