26 de maio de 2010

Dia nacional do café e uma falha na memória

Com dois dias de atraso, me lembrei hoje que dia 24 de maio, há dois dias atrás, foi o dia nacional do café e dos baristas. E eu esqueci rs. Tá certo, mas tenho uma explicação convincente pra isso. Não tomei café nesses dias, logo não lembrei! hahaha. Adoraria ser um barista profissional, conhecedor da coisa mesmo, mas sou um mero apreciador amador da bebida. Mas graças a ela minha memória costuma ser ativada, e lá não sei da onde começam a aflorar filosofias, lembranças, causos e histórias prontamente discutidas em alguma mesa de cafeteria.
Algumas curiosidades:

 
1- Em Bauru faltava tudo no armário da república, menos o bom e velho café. Tá certo que meus dotes culinários não são lá essas coisas, mas durante os quatro anos de faculdade, posso afirmar que fiz e experimentei todos os tipos: amargo, fraco, forte, extra-forte, mata-estudante (esse é aquele que é quase impossivel de se tomar de tanto pó que tinha). E o mais gozado é que costumava tomar sempre à meia-noite (Talvez essa seja a origem da minha insônia até hoje), sentado na mesa da cozinha (outro lugar bom pra filosofar) e atualizando os acontecimentos da vida lascada bauruense.


2- O hábito de tomar café me acompanhou. Se você nunca tomou um café comigo no Fran's Café da avenida paulista numa noite qualquer, sempre na mesa do canto ao fundo, onde tem um quadro com uma foto da própria avenida paulista no início do século XX, você pode ser uma séria candidata. Tenho mania de levar as pessoas lá, quando começou isso? não faço a menor idéia. Deve ser algum toc.



3- Foi com uma xícara de café que presenciei o xaveco mais original que vi até hoje. Rodrigo Linhares enviou uma xícara embrulhada num papel de presente para a analista de RH da Livraria Cultura. Na borda da xícara um convite: "Quer tomar um café comigo?" O xaveco só não deu certo porque a moça era praticamente noiva. Senão era café na certa. Fui tentar fazer igual e adivinhem? a xícara quebrou no meio do caminho =(

4- Café e filosofia barata combinam. Mas cuidado, ouvi dizer que tomar café estimula um dispositivo no cérebro onde moram as emoções, portanto, se estiveres enamorado, tome muito cuidado rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário